segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Joaquim de Sousa Camargo Penteado


Capitão Joaquim de Camargo Penteado
Pai de Joaquim de Sousa Camargo Penteado
Seu pai foi Capitão Joaquim de Camargo Penteado (* julho de 1810 + 1896) e neto de José de Camargo Penteado casado em 1790 em Itú com Anna Joaquina de Arruda falecida em 1817.
Almanak da Provincia de São Paulo - 1873.



















Sua mãe foi Flóra Maria de Sousa. Neto também do alferes Francisco Antonio de Sousa, de Portugal, e de Anna de Almeida Lima. Joaquim de Sousa Camargo Penteado foi o segundo dos 8 filhos do casal  - Capitão Joaquim e Flóra Maria;

1 José Braulio de Camargo
2 Joaquim de Sousa Camargo Penteado casado com Augusta Umbelina Alves de Lima
3 Maria Flóra de Sousa Camargo
4 Francisca de Camargo Penteado
5 Idalina de Camargo Penteado
6 Anna Joaquina de Camargo
7 Dulcelina de Sousa Camargo
8 Antonio de Sousa Camargo

Joaquim de Sousa Camargo casou-se com Augusta Umbelina Alves de Lima, foi fazendeiro e trabalhou no cultivo do Café em diversas fazendas alternadamente localizadas no interior de São Paulo. Foi um dos últimos representantes de uma geração que ficou conhecida como a dos "Barões do Café".  E que conheceu o final deste tempos de forma trágica como será contado.

Nesta foto vemos 4 de seus filhos, aqueles que ainda moravam com ele, e sua esposa Augusta.
Da direita para a esquerda de pé; Manoel Custódio, João Lourenço, Manoela Angélica, Sybilla.
Sentados; Joaquim e Augusta Humbelina. (1900)
Seu pai, o Capitão Joaquim de Camargo Penteado foi produtor de 'assucar'. Em minhas pesquisas encontrei seu nome no ALMANAK LAEMMERT juntamente com o de seu filho Joaquim de Sousa Camargo, no ano de 1885 nas páginas com informações sobre a cidade de Tietê, no interior de São Paulo, onde seu nome consta entre os fazendeiros da época e seu pai como dono de engenho de 'assucar'.

Junto com Augusta, Joaquim teve 8 filhos (assim como seu pai);

                    1- Eulálio Augusto Alves de Camargo (Lalíco)
                    2- Rosalina Alves de Camargo
                    3- José Custódio Alves de Camargo (Juca)
                    4- Sybilla Alves de Camargo
                    5- Manoela Angélica Alves de Camargo (Nhazinha)
                    6- Manoel Custódio Alves de Camargo (Dico)
                    7- João Lourenço Alves de Camargo (Jango)
                    8- Flora Alves de Camargo (Florzinha)


Joaquim de Sousa Camargo
Penteado 1900
Todos eles contraíram sarampo ao mesmo tempo e a pequena Flora não resistiu a doença. Fato que Augusta Umbelina carregou com muito pesar até o fim de sua vida.

A história que sobreviveu até os dias de hoje era contada por seu filho João Lourenço a seus filhos, incluindo sua filha Augusta Alves de Camargo (minha avó) a qual me contou os fatos que deram sequencia a morte trágica de Joaquim de Sousa Camargo.
Como em toda história muito antiga, detalhes tornaram-se borrões de uma memória que se apaga pouco a pouco no tempo. E para que esses borrões não desapareçam completamente, escrevo aqui a síntese do ocorrido;
 “Joaquim era um fazendeiro e negociador de fazendas. Ao longo de sua vida cultivou e negociou diferentes fazendas no interior de São Paulo. Comprava e vendia terras de tempo em tempo. Em suas fazendas trabalhavam imigrantes Italianos, e entre eles uma dessas moças (Marieta), filha de um casal de Italianos que vieram da Itália para trabalhar na lavoura de café acabou casando-se com seu filho (João Lourenço).

Em registro de 1885 vemos que era fazendeiro na cidade de Tietê com sua esposa e filhos.

Não se te idéia exata hoje de por qual motivo, mas é sabido que no início do século XX, devido a uma dívida, Joaquim Hipotecou sua fazenda por 20 mil réis a uma prima dele que também possuía terras na região, e veio para a Capital de São Paulo para visitar parentes, possivelmente suas irmãs.

ALMANAK LAEMMERT 1885 - Joaquim Aparece Entre
 entre os fazendeiros da cidade de Tietê.
Em São Paulo ele recebeu uma carta dizendo que voltasse o mais rapidamente possível para sua fazenda, porque ela estava correndo risco de ser tomada.

Assim que retornou sua prima, a qual havia confiado a hipoteca da fazenda, havia vendido as terras a Cunha Bueno, fazendeiro que tinha terras na mesma região da fazenda de Joaquim.

Não tendo escolha, a fazenda foi entregue com muito pesar por parte da família. Que chegou tarde demais para negociar a hipoteca.

No caminho de saída da fazenda em um trole com uma manta Joaquim começou a passar mal. Retiraram-no do trole ao sair da fazenda e o colocaram num barranco onde ficou com a cabeça apoiada no colo de seu filho João Lourenço. Joaquim teve um mal súbito e morreu ali mesmo na entrada da fazenda que a pouco havia perdido.”

Esse fato pode ter ocorrido por volta de 1905, provavelmente. E seu filho João Lourenço por muitos anos contou a tristeza de ter perdido o pai em seu colo.

A única foto de Joaquim de Sousa Camargo foi tirada em sua fazenda em 1900 poucos anos antes de sua trágica morte.

 
Alguns dos seus filhos administraram suas fazendas e posteriormente outras fazendas como – Eulálio Augusto, João Lourenço e José Custódio que mais tarde também teve a sua fazenda. Pouco se tem de informações sobre José Custódio que aparece em duas fotos em momentos distintos. Apenas é conhecida a história que de que após feri-se na perna esse ferimento evoluiu e acabou causando sua morte.
 
Filhos de Joaquim e Agusta Umbelina;  Eulálio Augusto, Sybilla,  Manoel Custódio, João Lourenço, José Custódio, Manoela Angélica,  Rosalina. (Não há nenhuma foto de Flora, que faleceu ainda criança).


Das quatro filhas mulheres, Flora morreu ainda muito pequena, vítima de sarampo, Rosalina casou-se com João Franco Bueno com quem teve filhos; Izabel, Helena, Marinete e Joãozinho.

Sybilla casou-se com seu primo irmão Manoel Alves da Costa Carvalho (oromotor público) que faleceu alguns anos depois morrou até o seu falecimento com sua irmã Manoela Angélica que nunca se casou.
Além da única fotografia ainda temos uma tela desenhada a mão feita a partir desta foto já conhecida.


                      
Tela feita a partir da foto de família. Augusta Umbelina Alves de Lima e Joaquim de Sousa Camargo

Manoel Custódio Alves de Camargo

5 comentários:

  1. Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Oi, Tudo bem? Você é bisneta do José Custódio? Que legal eu descendo dos dois irmãos dele Eulalio (Lalico) e João Lourenço (Jango). Me mande um oi por e-mail. Estou escrevendo um livro e tenho bastante coisa da família. O blog eu parei de fazer, mas continuo a pesquisa e tenho muito mais dados hoje. Me escreva por favor no e-mail mkr505@hotmail.com Fico aguardando o seu contato.

      Excluir
  2. Olá, estou buscando meus registros familiares e tenho um Joaquim Vicente Camargo Penteado na família. Ele nasceu na cidade de Tietê e foi casado com Ana Rita de Cássia. Você achou algum desses nomes na sua pesquisa?

    ResponderExcluir
  3. Sou Julia Toledo, email julia.ldt@gmail.com

    ResponderExcluir