quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Manoel Alves da Costa Carvalho

(tio zito)
Filho de Carolina Alves Lima nascida na cidade de Tietê interior de São Paulo, viúva do dr. Francisco da Costa Carvalho nascido em Salvador, Bahia e foi distinto advogado em Campinas.


Manoel Alves da Costa Carvalho 1902
Manoel Alves da Costa Carvalho era o sexto de uma família de 10 filhos;

1 Dr. Francisco Martiniano da Costa Carvalho
2 Dr. Antonio Alves da Costa Carvalho
3 Manoela da Costa Carvalho
4 Maria Ignez da Costa Carvalho
5 João da Costa Carvalho
6 Manoel Alves da Costa Carvalho
7 Octavio da Costa Carvalho
8 Alzira da Costa Carvalho
9 Carolina da Costa Carvalho
10 Julietta da Costa Carvalho

Sybilla Alves de Camargo
Muitos desses irmãos seguiram a mesma profissão do pai (advogado), formando-se em direito e alcançando grandes cargos dentro desta área. Manoel Alves da Costa Carvalho foi um deles, de bacharel em direito, chegou ao Ministério Público. Primo irmão dos meus dois bisavôs (Eulálio Augusto e seu irmão João Lourenço Alves de Camargo), Manoel casou-se com uma das irmãs de meus bisavós, a também prima Sybilla Alves de Camargo.


Manoel Alves da Costa Carvalho enviou esta foto com dedicatória para Sybilla Alves de Camargo, sua prima irmã por parte de mãe de ambos (Carolina Alves de Lima, mãe de Manoel e Augusta Umbelina Alves de Lima, mãe de Sybilla). Com dedicatória datada de 6 de fevereiro de 1902, como forma de cortejo para o vindouro casamento entre os dois. Onde diz;
Dedicatória feita por Manoel a sua então noiva Sybilla
"A minha idolatrada noiva offereço esta lembrança em signal de eterna estima S. Paulo 6.2.1902"

Sybilla Alves de Camargo era filha de Joaquim de Sousa Camargo Penteado e Augusta Umbelina Alves de Lima. Nascida na cidade de Tiête interior de São Paulo onde seu pai tinha fazenda de Café.

Naquela época (fins do século XIX e início do século XX) era comum o casamento entre primos irmãos. E assim foi o enlace de Manoel Alves da Costa Carvalho e sua prima irmã Sybilla Alves de Camargo nos primeiros anos do século XX.
Sybilla em tela
'Tio Zito', como era carinhoso chamado pelos familiares e sobrinhos, era muito querido por todos. Uma quantidade consideravel de fotografias com dedicatórias afetuosas estabelece uma relação de carinho com todos os familiáres. Fato esse que se seguiu mesmo após a sua morte, quando as dedicatórias passam apenas a citar o nome de sua esposa Sybilla e Nhazinha (apelido de sua irmã, Manoela Angélica) que morava junto com ela.


o jovem 'tio Zito' (Manoel)
Manoel Alves da Costa Carvalho, foi promotor Público no interior de São Paulo. Durante tantas e tantas décadas após sua morte sobreviveu a lembrança uma de suas apelações durante a acusação de uma ré que teria cometido um grave crime, quando Manoel eloqüentemente observou durante audiência no papel de defensor público;

"A ré que chama-se Maria dos Anjos, a partir de agora passará a chamar-se Maria do Díabo!".

Essa rápido caso sobreviveu aos anos contado por tia “Nhazinha” (Manoela Angélica) para minha avó Augusta, que posteriormente me contou.

Manoel em Tela


Entre as fotos e cartões que sobreviveram ao passar dos anos, é sensivelmente notório o carinho e a empatia de irmãos, sobrinhos, familiares e amigos para com o casal “Zito & Sybilla”. Esse período engloba os anos de 1905 a 1918, quando as dedicatórias a Tio Zito cessam e passam a ser feitas apenas Tia Sybilla e Tia Nhazinha, irmã de Sybilla.


Manoel Alves da Costa Carvalho faleceu aos quarenta e poucos anos, entre os anos de 1918 e 1921. Quando cessaram as dedicatórias ao "tio Zito".
Manoela Angélica
Alves de Camargo (Nhazinha)

Muito provavelmente a irmã de Sybilla (Manoela Angélica), foi morar com o casal em algum momento pois as dedicatórias em alguns cartões incluem Tia Nhazinha além do nome do Casal. E passam depois apenas a serem feitas dedicatórias as duas irmãs após o falecimento de Manoel (Zito). O casal não teve filhos.




Dentre as fotografias e objetos que foram guardados estão uma elegante bengala de gala que foi de Manoel com ponteira de prata e iniciais “MC’ gravadas. Duas telas pintadas com as imagens separadas dele e da esposa.

Elegante bengala com ponteira
de prata e iniciais gravadas 'MC'
Fotos do irmão mais velho, Francisco Martiniano da Costa Carvalho. Uma sozinho e outra acompanhado da esposa, Maria Rita de Oliveira Martins. Fotos da irmã Alzira da Costa Carvalho ainda adolescente, outra com seu marido Clóvis Egydio de Souza Aranha. Além de outras duas acompanhada de seus filhos.

Guardamos também de outra irmã, Carolina da Costa Carvalho, foto junto de seu marido Edmur de Souza Queiroz em duas chapas diferentes, além de fotos de Manoela da Costa Carvalho (nenê) e seu filho Paulo acompanhado dela e outra dele sozinho. Entre fotos de seus sobrinhos e amigo.

Veremos abaixo algumas fotos de alguns dos irmãos e cunhados e cunhadas de Manoel Alves da Costa Carvalho (tio ZITO).
.

dr. Francisco Martiniano da Costa Carvalho
(o irmão mais velho)



O irmão mais velho de Manoel foi dr. Francisco Martiniano da Costa Carvalho nascido em Piracicaba, SP, no dia 2 julho de 1867, falecido em 21 junho 1954. Estudou na Faculdade de direito de São Paulo nos anos de 1887 até a formatura no ano de 1891. Foi também promotor público da capital de São Paulo, chefe de polícia, juiz federal em 1897, deputado estadual por São Paulo na 6ª Legislatura: de 1904 a 1906 da Câmara do Congresso Legislativo do Estado de São Paulo, pelo partido PRP.

 Casado com Maria Rita de Oliveira Martins, do Paraná (nascida , em 4 jul 1879, falecida em 27 dez 1959, filha de Frederico Martins De Araújo e de Amália de Oliveira Martins). Seu primeiro filho foi, Frederico e a segunda foi Maria Martins Da Costa Carvalho (nascida , em 18 julho 1904, falecida em 27 set 1993). Francisco Martiniano foi um homem respeitado. Como prova da grandeza de sua personalidade, recebeu como homenagem a nomeação de uma rua na capital paulistana. A “Rua Martiniano de Carvalho” no bairro da Bela Vista permanece como prova viva de sua reputação.

Minha avó Augusta, comenta de ter encontrado Maria Rita depois de muitos anos sem vê-la e comentou do quanto estava envelhecida pelo tempo na época deste encontro.Já não lembrava a mulher bonita que havia sido nesta fotografia do final do século XIX.


Alzira da Costa Carvalho
(irmã mais apegada a Manoel)
Alzira da Costa Carvalho e
Clóvis Egydio de Souza Aranha

 
Alzira da Costa Carvalho demonstrou ao longo dos anos um grande carinho pelo irmão Zito (Manoel) ao qual enviou por diversas vezes dedicatórias carinhosas tanto a ele quando a sua esposa e prima Sybilla.

Alzira casou-se com Clóvis Egydio de Souza Aranha que foi procurador do Estado de São Paulo. Tiveram filhos juntos Alguns deles aparecem nas fotos enviadas ao casal Zito & Sybilla.
Caligrafia de Alzira

Alzira e filha 1917
Na foto a esquerda vemos a vestimenta da época em fins do século XIX.

Guardamos também uma foto de Alzira ainda adolescente. Bastante envelhecida pelos anos em que ficou guardada.

Podemos ver tb a foto de Alzira com filha e sua caligrafia a direita. Postais enviados por Alzira indicam que ela viveu na cidade de Campinas, interior de São Paulo com seu marido e filhos.
Alzira Acompanhada dos filhos

 A última foto de Alzira trás ela acompanhada de 3 de seus filhos.
Mesmo após a morte de seu irmão Manoel, Alzira continuou a enviar fotos e postais para a viúva de seu irmão e prima Sybilla e sua irmã Manoela Angélica (Nhazinha) com o mesmo carinho costumeiro.



Manoela da Costa Carvalho
(nenê)

Manoela da Costa Carvalho, uma das irmãs mais velhas de Manoel envia esta fotografia a suas duas primas Sybilla e Nhazinha em 1895, sem imaginar que cerca de 9 anos depois passaria de prima apenas para cunhada da prima irmã.
“Ás queridas primas Sybilla e Nhazinha offerece em signal de verdadeira amizade sua dedicada.
Nene C.C.
S. Paulo 21-10-1895





Antonio Alves da Costa Carvalho nasceu em 13 junho 1862 em Piracicaba - SP. Ele faleceu em 1933. casou-se com Lucilia Bueno entre seus filhos Lilia Bueno da Costa Carvalho.












JOÃO DA COSTA CARVALHO (outro irmão) - teve o filho

14 comentários:

  1. Muito legal Marco,

    Voce sabe se o Dr. Francisco Martiniano Costa Carvalho de Salvador era parente de Jose da Costa Carvalho, o Marques de Monte Alegre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existem retratos do irmão José da Coata Carvalho. Se tenho alguma dele, não está identificada. Vou pesquisar.

      Excluir
    2. Acabo de investigar o mencionado, Marques de Monte Alegre, e não é o referido irmão do Dr. Francisco (a princípio, afinal a data que encontrei para o seu nascimento no mínimo apontaria ara ser seu avô(1796).

      Excluir
  2. O Dr. Francisco Martiniano da Costa Carvalho era nascido em Piracicaba; era filho do Dr. Francisco da Costa Carvalho e de D. Carolina Augusta Alves Lima. O Dr. Francisco, pai de Francisco Martiniano, era natural de Salvador, Bahia e era primo-irmão do Marquês de Monte Alegre, Dr. José da Costa Carvalho, que foi Regente do Império na menoridade de D. Pedro II.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Olá Marco,
    Sou bisneta de Manoela da Costa Carvalho, que foi casada com Domingos de Sampaio Leite. As histórias que sei, foram contadas pela minha mãe, Odila, já falecida. Vovó Nenê faleceu em 1928, na Fazenda Itaguassu em São Carlos, onde minha mãe nasceu em 1927. Ela (Nenê) teve nove filhos, todos homens - Plínio (meu avô), Pérsio, Décio, Sylvio, Gastão, Linneu, Paulo, Francisco e Otávio.
    Quem conhece bem e tem muitas histórias, recordações e guardados, é minha tia, irmã de minha mãe, Marina. Vou recomendar o seu blog a ela. Vou pesquisar mais coisas...Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, Gostei muito de receber o seu contato. Meus 2 bisavós eram primos da sua bisavó. Tenho retratos de infância do Gastão, Linneu, e outros. Você não deixou nome e e-mail. Por favor entre em contato no meu e-mail. marx2001@ig.com.br ou me deixe o seu e-mail para que eu possa trocar mais informações. Tenho muitos retratos guardados. E gostaria muito de poder conversar com a sua tia. Saber se ainda possuem lembranças. Retratos antigos quem sabe dos meus bisavós para eu possa fotografar e colocar na minha pesquisa. Nossos bisavós trocavam muitos retratos com dedicatórias. Por favor entre em contato comigo. marx2001@ig.com.br Aguardo seu e-mail.

      Excluir
    2. Sou neto de Francisco Martiniano por parte de mãe, bisneto de seu tio Eulálio por parte de pai e trineto de seu tio Antonio por parte de pai também. Parece-me que Francisco pai, Eulálio e Antonio eram filhos de João, este primo irmão do Marquês.O Marquês nascido na Bahia veio para SP já formado em Coimbra, casou-se duas vezes com moças ricas, teve notável carreira política e, segundo a tradição familiar, foi quem propiciou aos seus primos a vinda para São Paulo, já que a família era quase toda baiana. Menino cheguei a conhecer, tias Alzira, Juli e Lali e tio Clóvis. Diziam na família que tia Nenê fora muito bonita.

      Excluir
    3. Boa noite, Pelo amor de Deus, primos distantes que escrevem aqui, deixem o seu e-mail para que possamos trocar informações ou escrevam para o meu e-mail - MARX2001@IG.COM.BR

      O senhor não deixou seu nome ou e-mail. Espero que volte ao blog e me escreva. Tenho muitos retratos dos Costa Carvalho, inclusive do Advogado Baiano que mencionou. Seu bisavô dr. Francisco da Costa Carvalho, retrato que não está neste blog. Este retrato me foi cedido em cópia digital por outro neto de Francisco Martiniano da Costa Carvalho. O senhor Celso Vidigal. Provavelmente o senho o conheça.

      Por favor me escreva por e-mail se ler esta mensagem. Mais uma vez o meu e-mail: marx2001@ig.com.br

      Um abraço,
      Marco

      Excluir
    4. Marco, mandei-lhe um email há dois dias, mas não sei se foi recebido.Meu email é mauriciocv@uol.com.br. Tentei comunicar-me com João Monteiro Gomes no email jemg@santoanotinopar.com mas meu email não foi recebido.

      Excluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. SMaria Ines Costa Carvalho Jesus6 de novembro de 2016 03:57
    Olá Marcos, eu sou bisneta de Antonio da Costa Carvalho. Meu avô era Francisco da Costa Carvalho! Minha irmã tem uma foto de nosso bisavô, com a esposa dele, vovó Lucilia Bueno. Infelizmente minha mãe e meus tios já faleceram, mas eles nos contavam muitas histórias dos Costas Carvalho, inclusive a importância do Da Costa Carvalho! Se vc tiver fotos de meu bisavô, ou meu avô, ficaria muito grata.
    Meu e-mail: m.ines.c.c.j@uol.com.br
    Um abraço!

    ResponderExcluir

    ResponderExcluir
  7. Olá a todos, Se por ventura algum parente interessado na genealogia escrever neste blog. Encaminhar e-mails para meu e-mail atual. Tive problemas com meu e-mail e pior, não consigo mais acessar o meu próprio blog após um problema com o meu login causado pelo google que não nunca me retornou com uma tratativa de suporte para que eu consiga entrar no meu próprio blog. Meu e-mail atual mkr505@hotmail.com . Aguardo contatos, Marco Aurélio.

    ResponderExcluir
  8. Sou Plinio de Sampaio Leite Santos Filho, filho de Plínio de Sampaio Leite Santos e neto de João Cássio Martins de Souza Santos e Odila de Sampaio Leite

    ResponderExcluir